Topo

Governo britânico estuda enviar advertências aos pais de crianças obesas

Da Efe<br>Em Londres

23/10/2007 18h10

O governo do Reino Unido estuda enviar advertências oficiais aos pais das crianças obesas como parte de um plano de combate à obesidade infantil, segundo fontes oficiais.

O Ministério da Saúde estuda a adoção desta iniciativa no momento em que os alunos forem submetidos aos controles rotineiros de altura e peso aos cinco e dez anos de idade, informou hoje o jornal britânico "The Guardian".

Um porta-voz do Ministério confirmou que o envio dessas mensagens oficiais é "uma das opções" que estão sendo consideradas atualmente.

"O combate à obesidade infantil é uma prioridade do governo", afirmou.

Atualmente, os pais podem decidir se seus filhos passarão por esses controles e, além disso, os resultados só são enviados às famílias caso estas solicitem.

O objetivo do governo é fazer com que os pais encorajem seus filhos a participar deste programa de medição e pesagem.

"Temos que ir em frente e ajudar os pais a compreender a importância de ter um peso saudável, assim como apoiar-lhes para que façam mudanças em seus estilos de vida", indicou o porta-voz.

Esta medida se soma a outra do governo escocês, que iniciou um projeto piloto para dar comidas saudáveis gratuitamente aos alunos com idades entre cinco e oito anos.

A iniciativa pretende ajudar no combate à desnutrição, assim como educar as crianças para que desenvolvam hábitos alimentares mais saudáveis.

Estas medidas começaram a ser anunciadas após a divulgação de um relatório que alerta que a maioria dos britânicos serão obesos até o ano 2050, caso os problemas de peso continuem aumentando à taxa atual.