Topo

OMS centrará Dia Mundial da Saúde em proteção diante da mudança climática

Da Efe<br>Em Genebra

23/10/2007 12h25

A Organização Mundial da Saúde (OMS) se juntará à luta contra a mudança climática e mostrará os efeitos que esse fenômeno tem na saúde das pessoas em 7 de abril de 2008, quando se comemora o próximo Dia Mundial da Saúde.

"A mudança climática intensificará as fragilidades, ao exercer novas pressões cada vez mais freqüentes sobre a saúde pública", alertou em comunicado a diretora geral da OMS, Margaret Chan.

"Devemos nos esforçar para fazer da saúde pública uma de nossas principais prioridades no contexto da mudança climática", acrescentou Chan, que lembrou que "a saúde e o bem-estar são considerados um aspecto determinante da paz e da segurança".

A OMS considera que os Governos e os diferentes órgãos envolvidos devem colaborar para vigiar e lutar contra as doenças infecciosas, para usar de forma cuidadosa os recursos hídricos, que estão diminuindo, e a fim de agir em situações de emergência.

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que coincidirá com o 60º aniversário da OMS, a agência da ONU e organismos de todo o mundo organizarão atividades de sensibilização para que "o grande público compreenda as conseqüências sanitárias da mudança climática".