Topo

Tempestade "Noel" deixa 81 mortos na sua passagem pelo Caribe

01/11/2007 01h07

Santo Domingo, 31 out (EFE).- A tempestade tropical "Noel" causoua morte de pelo menos 81 pessoas na República Dominicana, Haiti eJamaica, e passa agora sobre as Bahamas, depois de ganhar força naságuas do Caribe.

As autoridades dos países afetados ainda contabilizam osdevastadores efeitos da tempestade. As chuvas começaram nasegunda-feira na ilha de Hispaniola.

O fenômeno, que mantém sob alerta o estado da Flórida (EstadosUnidos), foi mais devastador na República Dominicana. O paísregistrou 56 mortos, 27 desaparecidos, dezenas de comunidadesisoladas e milhares de pessoas nos tetos de suas casas, à espera deresgate.

A situação de catástrofe é geral no país, com 58.328 pessoasdesabrigadas, 21 pontes e estradas destruídas, dezenas de municípiossem eletricidade e 14.582 imóveis afetados.

"Noel" também destruiu a quase totalidade da produção de bananas,tomates, arroz e cebola da República Dominicana. As autoridadesainda não detalharam o montante aproximado dos danos.

O diretor da Defesa Civil dominicana, Luis Luna Paulino, revelouque mais de 2 mil pessoas permanecem nos tetos de suas casas naprovíncia de San Francisco de Macorís, no nordeste.

Apesar do panorama de desolação, o setor turístico dominicano, amaior fonte de divisas do país, não sofreu danos graves. A chegadade visitantes também não deverá ser afetada na alta temporada, quecomeça em dezembro, segundo informou à Efe um executivo do setorhoteleiro.

Países como Espanha e Taiwan anunciaram o envio de ajuda ao país.

O presidente dominicano, Leonel Fernández, declarou situação deemergência nacional, para facilitar a contratação dos bens eserviços necessários para enfrentar o desastre.

Nas cidades de Nova York e Miami (EUA), legisladores eorganizações pediram ajuda para as vítimas do "Noel" na RepúblicaDominicana.

No Haiti, as autoridades informaram a morte de pelo menos 24pessoas e o desaparecimento de cinco. Outras 15 sofreram ferimentospor causa das chuvas e inundações.

A Defesa Civil informou além disso que 3 mil pessoas tiveram queser retiradas de suas casas em diferentes pontos do país. Cerca de80 casas foram destruídas e 300 danificadas.

Além de Porto Príncipe, as regiões mais afetadas são Grand-Goave,Petit-Goave, Marigot, Arcahaie, Ghantier e Croix des Bouquets. EmJacmel, no sudeste do país, o presidente da Assembléia Nacional, osenador Joseph Lambert, pediu que autoridades e ONGs enviem comida,porque "a fome começa a deixar as pessoas angustiadas".

O "Noel" também causou pelo menos uma vítima na Jamaica. Umamulher morreu quando parte de sua casa de dois andares desaboudevido às fortes chuvas, segundo a imprensa.

As autoridades de Cuba informaram que o "Noel" saiu do país semcausar vítimas, mas forçando a remoção de milhares de pessoas.

O chefe do Centro de Previsões do Instituto de Meteorologiacubano, José Rubiera, disse à Efe que o "Noel" abandonou Cuba porCayo Coco, por volta das 8h (13h de Brasília), para recuperarintensidade em seu caminho rumo à ilha Andrew e Bahamas.

Em Santiago de Cuba foram evacuadas 700 pessoas, e em Camagüey,1.200. Mais de 100 casas sofreram danos.

O "Noel" também disparou os alarmes na Colômbia, cujasautoridades alertaram os habitantes de algumas regiões caribenhas atomar as precauções contra o possível aumento das chuvas por causada tempestade.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos anunciouque o "Noel" ganhou força nas águas do Mar do Caribe, após sair deCuba, e chegará às Bahamas e possivelmente à costa sudeste do estadoda Flórida.