Topo

China destinará US$ 1,8 milhão à proteção do Everest

04/11/2007 07h10

Pequim, 4 nov (EFE).- A China destinará US$ 1,8 milhão à proteçãodos lagos e pradarias próximos ao monte Everest, região que sofrecom a massificação do turismo, informaram hoje fontes do Governoregional tibetano através da agência estatal "Xinhua".

O projeto de conservação foi aprovado pela Comissão Nacional deReforma e Desenvolvimento e será iniciado no próximo ano, o mesmo noqual pretende levar a chama olímpica ao cume do Everest como partedo percurso da tocha até Pequim.

Como parte do plano, 5.900 hectares dessas regiões serão fechadasao público, e outras 4.400, em estado de degradação ambiental, serãorestauradas.

Além disso, o projeto inclui a construção de estações deobservação climatológica, hidrológica e ornitológica.

Os arredores do monte mais alto do mundo em sua parte chinesaformam a Reserva Natural Estatal Qomolangma (nome usado pelostibetanos para denominar a montanha), com uma extensão total de33.000 quilômetros quadrados.

Nos últimos anos, a China abriu muito mais a região ao turismo,concedendo mais permissões para escalar o monte, o que trouxe certamassificação e degradação ambiental ao Everest e seus arredores.

Só na primeira metade de 2007, o monte recebeu 25.000 visitantes,que a cada ano deixam toneladas de lixo em suas encostas.

O gigante asiático tenta com projetos como este mudar sua imagemde país altamente poluente - desde 2006 é o maior emissor mundial dedióxido de carbono, um dos gases do efeito estufa - e buscar umcrescimento mais sustentável.