Topo

Cientista prevê kit caseiro que poderia diagnosticar câncer de forma precoce

Da Efe<br>Em Londres

14/11/2007 11h25

Em dez anos haverá um teste que permitirá detectar em casa os sinais precoces de qualquer doença, prevê um cientista norte-americano, informa nesta quarta-feira o diário "The Guardian".

Segundo o jornal, uma equipe de cientistas do Institute for Systems Biology de Seattle, nos EUA, trabalha atualmente no desenvolvimento de um aparelho caseiro que permitirá mediante uma simples análise de sangue o diagnóstico de um câncer, por exemplo, antes que apareçam os primeiros sintomas da doença.

Esse teste representará o primeiro avanço significativo em um novo campo da biologia conhecido como medicina proteômica, que estuda as proteínas de um organismo ou linhagem celular.

"Pensamos que em dez anos teremos desenvolvido um simples teste que poderá ser aplicado de duas a três vezes no ano e que mediante a análise de uma gota de sangue permitirá determinar o estado de cada um dos órgãos do corpo", afirma o doutor Leroy Hood, que dirige esses estudos no Institute for Systems Biology.

Segundo especialistas, a possibilidade suscita uma série de questionamentos éticos tanto para os médicos como para os pacientes.

Os testes revelariam doenças incuráveis antes da apresentação dos primeiros sintomas, e os médicos que fizerem uso da nova técnica terão de informar aos pacientes sobre esses resultados.

A técnica que está sendo desenvolvida se baseia no fato de que cada um dos órgãos do corpo libera constantemente na corrente sangüínea centenas de proteínas diferentes.

Cerca de 50 dessas proteínas são exclusivas de cada órgão. Quando uma doença ataca qualquer órgão, seja o cérebro, o fígado ou o rim, a "identidade" da proteína específica a esses órgãos é alterada.