Topo

China desmente plano de mandar astronautas chineses à Lua em 2020

Da Efe<br>Em Pequim

26/11/2007 11h52

O programa espacial da China desmentiu hoje que astronautas chineses pisarão na superfície lunar em 2020, no mesmo dia em que divulgou as primeiras fotos da Lua tiradas pelo satélite "Chang'e I", Sun Laiyan, subdiretor do programa lunar, afirmou que a notícia, que foi publicada em várias ocasiões na imprensa estrangeira, não está nos planos do Governo da China, divulgados em um documento em 2006.

"Estou confiante em que um dia teremos um taikonauta (nome com que são conhecidos os astronautas chineses) na Lua, e espero chegar a vê-lo, mas, por favor, não aumentem a pressão" sobre nós, pediu Sun na entrevista coletiva na qual a primeira fotografia lunar da China foi entregue aos jornalistas.

O especialista, que é vice-ministro da Comissão de Ciência e Tecnologia, lembrou que, por volta de 2012, a China pretende lançar outra nave não tripulada à superfície lunar, e em 2020 uma terceira aeronave coletaria materiais do solo do satélite da Terra.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, apresentou hoje a primeira foto enviada pelo "Chang'e I", lançado no dia 24 de outubro e que marca o início do programa lunar chinês, cujo principal objetivo é analisar a composição do solo lunar na busca de recursos naturais.

Wen, do Centro Espacial Chinês, afirmou que a imagem é um passo decisivo no "sonho chinês de mais de um milênio" de chegar à Lua.

A nave orbitará ao redor do satélite durante um ano. O projeto marca ainda o início da corrida espacial da China e do Japão para explorar o satélite, já que a aeronave chinesa foi lançada apenas um mês depois da sonda japonesa "Kaguya".

Sun preferiu não falar sobre rivalidades entre os dois programas lunares e disse que as duas missões "são parecidas, já as duas estão sendo muito bem-sucedidas". Ele afirmou também que o plano chinês deseja cooperar com outros países na pesquisa espacial.

Antes de dar continuidade a suas missões lunares, a China enviará em outubro de 2008 sua terceira nave tripulada à Lua, a "Shenzhou 7". Está previsto que os astronautas chineses saiam pela primeira vez do veículo e dêem uma caminhada espacial.