Topo

Londres quer incluir emissões de transporte aéreo e marítimo em novo acordo

Da Efe<br>Em Londres

03/12/2007 11h16

O Governo britânico deseja que o acordo contra a mudança climática que deve substituir o de Kyoto, em 2012, inclua as emissões de CO2 originadas pelos transportes aéreo e marítimo, segundo a edição de hoje do jornal "The Guardian".

O atual Protocolo de Kyoto não inclui esse tipo de emissões, que também não são levadas em conta nos cálculos de alguns países, entre eles o próprio Reino Unido, que deseja reduzir as emissões em 60% até 2050.

Os países europeus estão preocupados com o risco de que as possíveis altas nas emissões da aviação e do transporte marítimo internacional anulem as reduções que serão obtidas em outros setores.

No entanto, os funcionários europeus reconhecem a dificuldade de conseguir um acordo para regulá-las em escala global.

O Reino Unido também pressionará a favor de que o futuro acordo fixe um objetivo a longo prazo para estabilizar as emissões de carbono e exija reduções maiores que as requeridas até agora pelos países desenvolvidos.

Também pretende que os países em desenvolvimento, como a China, façam reduções "justas e eficazes" ao combate global contra a mudança climática.

Outros objetivos britânicos são a ampliação dos chamados mercados de carbono, a cooperação em pesquisa e transferência de tecnologias limpas, maiores esforços para ajudar as regiões a se adaptar ao aquecimento global e a proteção da floresta tropical.

Os grupos ambientalistas afirmam que a reunião internacional sobre a mudança climática que começa hoje em Bali é a mais importante desde a realizada em Kyoto (Japão), em 1997.

Fontes do Governo britânico reconhecem não saber se os Estados Unidos se comprometerão com o processo de Bali ou tentarão bloqueá-lo.

Uma participação ativa dos Estados Unidos nas negociações de Bali é considerada crucial para convencer países emergentes como China e Índia a se somarem a este processo.