Topo

Cientistas relacionam obesidade a mortes na gravidez e durante o parto

Da Efe<br>Em Londres

04/12/2007 14h52

Uma equipe de cientistas britânicos descobriu que a obesidade é uma das principais causas de morte por complicações durante a gravidez ou o parto no Reino Unido.

Mais da metade das 295 mulheres que faleceram por causa de complicações sofridas durante o período de gestação ou no parto entre 2003 e 2005 eram obesas, segundo informa hoje a cadeia pública britânica "BBC".

Embora os analistas afirmem que o número de mortes durante a gravidez no Reino Unido é reduzido, já que em dois anos apenas 0,01% das mulheres faleceram nesta situação, eles se mostraram preocupados com a tendência observada no estudo.

Dirigido por Gwyneth Lewis, do Confidential Enquiry into Maternal and Child Health (CEMACH), o relatório revela que o risco de morte durante a gestação é entre quatro e cinco vezes maior entre as mulheres que sofrem de obesidade.

Além disso, a possibilidade de que o bebê morra no parto também é entre quatro e cinco vezes maior quando a mãe é obesa.

As estatísticas sugerem que ganhar peso durante a gravidez quase não representa riscos para a saúde, enquanto a obesidade representa um "grande problema", sobretudo porque "muitas mulheres não estão conscientes de seus riscos".

Com os níveis de obesidade em alta no Reino Unido, os especialistas pedem o aumento das campanhas para conscientizar as mulheres que sofrem de obesidade para que emagreçam rapidamente.

O relatório assinala também que o excesso de quilos não apenas leva consigo riscos de morte para a mãe e para o bebê, mas também aumenta a possibilidade de outras complicações como aumentos de pressão sangüínea ou cardiopatias.