Topo

Circulação de carbono evitou que Terra virasse bola de neve durante glaciação

Da Efe<br>Em Londres

05/12/2007 22h30

A circulação de carbono durante o resfriamento do clima que a Terra sofreu há cerca de 700 milhões de anos e que causou a glaciação do período Pré-cambriano evitou que o planeta se transformasse em um enorme bola de neve.

Isto é o que afirmam cientistas da Universidade de Toronto em um estudo publicado no último número a revista científica britânica Nature com o qual pretendem acabar com o debate sobre se a Terra esteve totalmente coberta de gelo durante este período.

Segundo os especialistas, um aumento no índice de mineralização do carbono orgânico dissolvido nos oceanos manteve os níveis de dióxido de carbono na atmosfera em um nível tão alto que evitou que a Terra fosse totalmente coberta de neve e que o processo de fotossíntese fosse interrompido no planeta.

"Desenvolvemos um modelo científico da evolução do clima e dos ciclos carbônicos do período Neoproterozóico que oferece uma alternativa à teoria sobre a enorme bola de neve" para as geladas variações na temperatura do planeta, declararam os cientistas na revista.

A "Teoria da enorme bola de neve" diz que a Terra esteve coberta completamente por gelo durante uma série de glaciações que aconteceram há cerca de 700 milhões de anos.

Esta proposta científica se baseia em restos de rochas e isótopos de oxigênio que indicam que o gelo chegou ao equador do planeta - algo que outras teorias negam -, com um efeito considerável para a fotossíntese e para a evolução da vida.

O resultado da pesquisa dos cientistas canadenses nega agora este extremo, pois, segundo eles, o esfriamento do planeta permitiu que os oceanos retivessem mais oxigênio, o que, por sua vez, permitiu que o carbono orgânico se transformasse em inorgânico de forma mais fácil.

Isto fez com que se acontece um processo de retro alimentação que estabilizou os níveis de dióxido de carbono na atmosfera e que evitou um maior esfriamento da superfície do planeta, o que fez com que o gelo não tenha chegado ao equador, declararam os cientistas.

Este processo levou ao "aumento do dióxido de carbono atmosférico, à potencialização do efeito estufa sobre a superfície da Terra e que o planeta conseguisse não ter esse aspecto de bola de neve", concluem.