Cientistas descobrem em Saturno anel de energia semelhante ao da Terra

Da Efe<br>Em Londres

12/12/2007 18h57

Cientistas descobriram que Saturno é rodeado por um imenso anel energético, semelhante ao círculo de corrente elétrica que envolve a Terra.

O planeta já conta com um grande número de anéis de matéria.

A suspeita, que surgiu há 25 anos, foi confirmada agora graças às imagens obtidas pela sonda espacial Cassini, que orbita ao redor de Saturno desde julho de 2004.

O aparelho foi enviado ao espaço em 1997 pela Nasa (agência espacial americana), pela Agência Espacial Européia e pela Agência Espacial da Itália.

"Em nossa pesquisa, oferecemos imagens do anel de corrente de Saturno e da inclinação e da pressão assimétrica apresentadas pela camada de plasma do planeta", afirmam os cientistas responsáveis pela descoberta no último número da revista científica britânica "Nature".

"Este anel de energia pode ser muito variável, com fortes assimetrias longitudinais que giram de um modo quase idêntico ao do planeta Terra", acrescentam.

Segundo os cientistas, esta é a principal diferença entre este anel e o de eletricidade da Terra, um círculo energético que não apresenta suavidade rotativa e que demorou 50 anos para ter sua existência confirmada.