Topo

Acordo final em Bali depende do preâmbulo e do papel dos países emergentes

Da Efe<br>Em Nusa Dua

14/12/2007 15h38

O secretário-executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, disse que o acordo final em Bali vai depender da linguagem do preâmbulo e dos compromissos que os países emergentes assumirão.

"Acho que estamos perto do acordo, não há bloqueio", disse o holandês em entrevista coletiva na ilha de Bali (Indonésia), onde hoje aconteceria o encerramento da 13ª Conferência de Mudança Climática, que teve que ser adiado devido às divergências no texto do acordo final.

De Boer disse que ficaram resolvidos os assuntos dos mecanismos de adaptação, transferência de tecnologia e financiamento, e agora falta um acordo em relação ao texto introdutório e ao papel que será dado no mesmo às nações em desenvolvimento.

"Os países estão sendo muito cuidadosos com a linguagem porque dão muita importância à viagem na qual embarcam, e não querem que sejam levados por um caminho pelo qual não desejam ir", explicou De Boer.

Assinalou ainda a importância chave de sair de Bali "com uma linguagem clara para continuar o processo, em vez de passar os dois anos tentando entendê-lo", em referência às negociações que entre 2008 e 2009 buscarão um acordo sobre mudança climática para após 2012, quando acaba a primeira fase do Protocolo de Kioto.

Negou que os delegados de algumas nações em vias de desenvolvimento tenham sido ameaçados com sanções comerciais para forçar o consenso, como afirmou hoje o embaixador do Paquistão na ONU e presidente do grupo de países em vias de desenvolvimento G-77 mais China, Munir Akram, em entrevista coletiva em Bali.

Akram disse que os Estados Unidos, que lidera os países que se opõem a fixar cortes em suas emissões de gases poluentes, como defendem a União Européia e os países emergentes, têm sido "muito flexível" durante os últimos debates.

Ambas as partes mantêm suas diferenças na redação do preâmbulo, o que levou à organização a dar um novo prazo, entre as 23h de hoje e as 7h de amanhã (13h-21h de Brasília), para chegar a um acordo sobre o chamado "Mapa de Caminho de Bali".

O documento servirá de base para as negociações que se desenvolverão entre 2008 e 2009.