Topo

Agência Espacial Européia espera realizar dez missões este ano

14/01/2008 13h15

(corrige nome do ônibus espacial no segundo parágrafo)

Paris, 14 jan (EFE).- O diretor-geral da Agência EspacialEuropéia (ESA), Jean-Jacques Dordain, se disse hoje satisfeito com obalanço de 2007 e destacou que "2008 será um ano particularmenterico" para a companhia, com um total de dez missões.

A primeira, e uma das mais importantes, é o lançamento pela Nasa(agência espacial americana), em 7 de fevereiro, do ônibus espacialAtlantis - com o módulo Columbus -, com dois astronautas europeus abordo.

"A ESA se transformará em sócio real da Estação EspacialInternacional (ISS) e a partir de março poderemos tirar proveito" devinte anos de investimentos europeus, ressaltou Dordain ementrevista coletiva.

Outra grande missão será o lançamento, por um foguete Ariane-5,do veículo de abastecimento da estação, em uma data que serádecidida em 6 de fevereiro e que poderá ser no fim do mesmo mês ouem março.

Dentro do programa do sistema europeu de navegação por satéliteGalileo, em março - "ou o mais tardar em abril" - será lançado umsatélite Giove, provavelmente com uma plataforma de lançamento russaSoyuz.

A agência tem previstas várias missões científicas para 2008,como os lançamentos de satélites de estudo do campo gravitacional oude circulação oceânica, da umidade do solo ou da salinidade do mar,assim como de telescópios para observar objetos muito afastados einstrumentos para detecção de radiações cósmicas.

Algumas das decisões pendentes são o desenvolvimento de umsatélite meteorológico Meteosat de terceira geração e a continuidadede projetos de telecomunicações.