Cientistas descobrem vínculo entre vírus e câncer de pele fatal

Da Efe<br>Em Washington

17/01/2008 22h43

Um vírus até agora desconhecido está estreitamente relacionado a um tipo de câncer de pele fatal chamado carcinoma de Merkel, indica um estudo divulgado hoje pela revista "Science".

Pesquisadores do Instituto do Câncer da Universidade de Pittsburgh afirmam que embora não tenha sido determinado que o poliomavírus celular de Merkel seja a causa do câncer, sua descoberta, se for confirmada, ajudaria a produzir novas opções de tratamento e prevenção desse câncer.

Segundo Huichen Feng, um dos pesquisadores que participou do estudo, o carcinoma de Merkel afeta principalmente idosos e pessoas cujo sistema imunológico esteja comprometido pela Aids ou remédios de imunosupressão em casos de transplante.

Sua incidência triplicou nos últimos 20 anos, indica a pesquisa.

"Este é o primeiro poliomavírus estreitamente ligado a um tipo particular de câncer em seres humanos", disse Patrick Moore, professor de microbiologia e genética molecular da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

"Embora os poliomavirus tenham sido estudados em relação com o desenvolvimento do câncer, as provas científicas se inclinavam para a idéia de que estes vírus não causam câncer nos seres humanos", acrescentou.

Moore, um dos participantes do estudo, afirmou que se seus resultados forem confirmados, será possível "observar a forma como este vírus contribui para um câncer com uma alta taxa de mortalidade e usá-los como modelos para entender como ocorrem outros tipos de câncer".

"A informação que obtivermos poderia levar-nos a um exame de sangue ou a uma vacina que melhore o controle da doença e ajude em sua prevenção", acrescentou.

Em 1993 o casal formado por Moore e sua esposa Iuane Chang descobriu o herpesvirus que gera o Sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer que ocorre principalmente nos doentes de Aids e o tipo mais comum na África.