Topo

Exército e Polícia se mobilizam para ajudar castigados pela neve na China

30/01/2008 05h35

Pequim, 30 jan (EFE).- Um milhão e meio de efetivos da Polícia,do Exército e de outros corpos de segurança foram desdobrados nasregiões do centro e sul da China, que sofrem o pior inverno em 50anos com grandes nevascas, para ajudar nos trabalhos de emergência,informou hoje a imprensa estatal chinesa.

A maioria dos efetivos (cerca de um milhão) é formada porpoliciais que tentam descongestionar o trânsito nas colapsadasestradas, onde ocorreram mortes de motoristas que não suportaram ofrio após passar horas em engarrafamentos.

As nevascas deixaram mais de 60 mortos e mais de 30 milhões deafetados.

Além disso, 150.000 soldados do Exército de Libertação Popular,303.000 efetivos paramilitares e 14.000 médicos ajudam nostrabalhos, segundo a agência estatal "Xinhua".

A Associação Meteorológica da China advertiu hoje que as nevascascontinuarão nas regiões afetadas durante os próximos três dias, e ofrio extremo em outras 10, por isso recomendou aos moradores quesaiam de casa o menos possível e economizem energia.

O Governo chinês destinou mais de US$ 17 milhões às regiõescastigadas pela neve, enquanto algumas organizações começaram aarrecadar dinheiro como a Federação de Mulheres da China, que doouUS$ 530.000.