Cientistas sul-coreanos produzem célula-tronco sem embriões humanos

Da Efe<br>Em Seul

01/02/2008 10h56

Cientistas sul-coreanos criaram um tipo de célula-tronco a partir da pele de ratos de laboratório sem necessidade de empregar embriões humanos, informou nesta sexta-feira a agência sul-coreana "Yonhap".

A conquista, que foi alcançada depois de resultados similares obtidos em 2006 e 2007 por cientistas japoneses e americanos, permite que se resolvam problemas éticos gerados pelo uso de embriões humanos.

Os responsáveis pela pesquisa fazem parte de uma equipe da Universidade de Cheju liderada pelo professor Park Sei-pil e por Cho Ssang-ku, da Universidade de Kunkuk, ambas na Coréia do Sul.

Em 2006, o pesquisador Shinya Yamanaka da Universidade de Tóquio disse que tinha conseguido criar células-tronco a partir das células somáticas de um rato.

Já o doutor James Thomson, da Universidade de Wisconsin, afirmou ser capaz de fazer com que células da pele atuassem como células-tronco embrionárias.

Na Coréia do Sul, a equipe de cientistas conseguiu criar uma célula similar às células-tronco dos embriões humanos que pode ser utilizada para a regeneração de órgãos.

Teoricamente, as células-tronco podem ser empregadas para melhorar a técnica de transplante de órgãos, nervos e músculos, de modo a evitar a possibilidade de rejeição por parte do sistema imunológico do corpo.

Este tipo de célula serviria para o tratamento de doenças graves como o mal de Alzheimer, a diabetes e a paralisia causada por danos na coluna vertebral.

Os pesquisadores sul-coreanos voltaram a estudar as células-tronco em 2007, após um grande escândalo científico.

Há dois anos, foi descoberto que o cientista sul-coreano Hwang Woo-suk falsificou seus experimentos sobre células-tronco obtidas de embriões humanos clonados.

Hwang afirmou em 2004 que tinha feito a primeira clonagem de células-tronco de embrião humano, o que posteriormente se mostrou falso.

O escândalo de Hwang motivou a proibição das pesquisas com células-tronco na Coréia do Sul.

No entanto, em 2007 o Governo permitiu que os estudiosos retomassem as pesquisas nessa área.