Topo

Eurodeputados pedem que Índia concilie mudança climática com crescimento

Da Efe<br>Nova Délhi

05/02/2008 14h37

A Comissão para a Mudança Climática do Parlamento Europeu pediu hoje que a Índia torne seu crescimento econômico compatível com a defesa do meio ambiente e a atuação contra o aquecimento global.

Os eurodeputados fizeram o pedido em uma entrevista coletiva em Nova Délhi, na qual eles se reuniram com políticos e especialistas em meio ambiente para analisar uma possível cooperação conjunta.

"Compreendemos que o desenvolvimento econômico seja prioridade absoluta para a Índia, mas que isto não exclui a preocupação com a mudança climática", disse o presidente da comissão, Guido Sacconi.

O parlamentar também afirmou que tinha ficado "muito impressionado" com o compromisso indiano com o meio ambiente em sua visita à Índia.

Sacconi citou a criação por parte do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, de uma comissão de especialistas em meio ambiente com a participação de vários ministérios.

"Acho que é um fato político muito importante e bastante promissor e eu gostaria que meu país, a Itália, tomasse uma atitude parecida, algo que não aconteceu até agora", acrescentou.

Sacconi aproveitou a ocasião para reivindicar a relevância internacional, que, segundo ele, o Parlamento Europeu tem nos assuntos ambientais.

"É provável que o papel do Parlamento Europeu não seja conhecido fora da Europa. Ora, nós fazemos as leis na Europa. As decisões no sistema de comércio de direitos de emissão são aprovadas por nós", lembrou.

Já a deputada Neena Gill disse que a mudança climática é um assunto de vital importância para a Índia, pois tem efeitos diretos sobre sua agricultura ou a qualidade de sua água.