Topo

Presidente brasileiro viajou finalmente à Antártida

17/02/2008 11h21

Santiago do Chile, 17 fev (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lulada Silva viajou hoje à Antártida às 8h45 de Brasília, após umaconsiderável melhoria nas condições meteorológicas, informou a rádio"Bío-Bío".

Segundo declarações do comandante da base chilena PresidenteEduardo Frei, Raúl Jorquera, à "Bío-Bío", Lula será recebido pelasautoridades chilenas e depois ele e sua comitiva irão em doishelicópteros da Marinha brasileira até a Estação AntárticaComandante Ferraz.

A base brasileira foi construída em 1984 e está em fase demodernização.

Fontes oficiais disseram, em Brasília, que Lula e sua comitiva -formada por cerca de 20 pessoas - desenvolverão hoje o mesmoprograma que tinham previsto para ontem, quando as condiçõesmeteorológicas impediram a decolagem do avião.

Depois, Lula e sua comitiva retornarão à base Presidente EduardoFrei e deste local voltarão hoje mesmo à cidade chilena de PuertoArenas, se o tempo permitir.

O porta-voz presidencial, Marcelo Baumbach, já adiantou que,devido ao "clima especialmente rigoroso da Antártida, todo oprograma de viagem estará sujeito a confirmação, em função dascondições meteorológicas".

A comitiva de Lula é formada, entre outros, pela primeira-damaMarisa Letícia, por um de seus filhos e três ministros, que, segundoa previsão para hoje, poderão enfrentar temperaturas de 3 grausabaixo de zero, com uma sensação térmica próxima de 15 graus abaixode zero.

A viagem ocorre dentro do Ano Polar Internacional 2007-2008,promovido pela Organização Meteorológica Internacional e com o qualse pretende potencializar a observação dos fenômenos climatológicosnas massas polares do planeta.

Também devia coincidir ontem com o aniversário do Protocolo deKioto, que entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.

Segundo informações oficiais, o presidente pretende enviar umamensagem a favor da preservação do planeta.

O Governo definiu a viagem como "um gesto político" a favor daconservação do planeta e do trabalho científico dos militaresbrasileiros na base que o país colocou na Antártida há 25 anos.

Nessa base, são desenvolvidas atualmente 19 pesquisas, todasvinculadas ao meio ambiente.