Topo

Egito destaca importância de descoberta de túmulo de guerreiro de 1.500 a.C

Da Efe<br>No Cairo

20/02/2008 15h01

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades egípcio, Zahi Hawass, destacou hoje a grande importância da descoberta do túmulo do guerreiro Iker, "O Excelente", do ano 1500 a.C., por uma equipe de arqueólogos espanhóis.

Hawass considerou que a relevância da descoberta reside em que pertence à época da unificação do Egito, quando o Alto e o Baixo Egito passaram a constituir um único reino após uma guerra civil na qual provavelmente o guerreiro lutou.

O chefe de Antiguidades egípcio destacou a importância de que se tenham encontrado utensílios intactos no túmulo de Iker, "O Excelente", inscrição que aparece no sepulcro do arqueiro em escritura hieróglifa.

Uma equipe de arqueólogos do Conselho Superior de Pesquisas Científicas anunciou na segunda-feira a descoberta da tumba intacta de um guerreiro da dinastia XI, dentro da qual estava a múmia deste, uma vasilha de cerâmica, cinco setas e dois grandes arcos.

O túmulo foi encontrado no sul do Egito, na margem oeste de Luxor.

Hawass fez os elogios à descoberta em um fórum sobre antiguidades islâmicas e cristãs que começou hoje no Cairo.

Serão expostos no simpósio, que termina na quinta-feira, os projetos realizados para a restauração das antiguidades na região de Khan el Khalili, no Cairo, e as escavações na Península do Sinai.