Topo

ISS elevará a altura de sua órbita na próxima quinta-feira

Da Efe<br>Em Moscou

26/02/2008 12h10

A altura da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) será elevada cinco quilômetros, na quinta-feira, informou hoje o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"A órbita será corrigida com a conexão dos propulsores do módulo de serviço 'Zvezda'", indicou o porta-voz do CCVE.

A manobra será realizada com o objetivo de garantir boas condições para a aproximação e o acoplamento da nave americana "Endeavor", cujo lançamento está previsto para o próximo dia 11, e a nave russa "Soyuz", que chegará à ISS em abril, acrescentou.

Atualmente, a plataforma espacial se encontra a uma altura de 340 quilômetros sobre a superfície da Terra.

A última elevação da órbita aconteceu em 16 de fevereiro com a ajuda da nave americana "Atlantis".

Habitualmente, a altura de órbita média da ISS oscila entre os 360 e 330 quilômetros, e o equipamento perde entre 100 e 150 metros de altura a cada dia devido à gravitação terrestre, a atividade solar e outros fatores.

Para elevar a órbita são utilizadas naves americanas e cargueiros "Progress", que também podem modificar a orientação da ISS com relação ao Sol, sua inclinação em relação ao eixo terrestre, seu período de rotação em torno da Terra e sua velocidade de vôo.

A órbita da plataforma espacial também foi corrigida em várias ocasiões para evitar possíveis colisões com meteoritos, lixo espacial ou satélites.