Topo

Sonda da Nasa detecta avalanches no pólo norte de Marte

Da Efe<br>Em Washington

03/03/2008 23h09

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter captou imagens de avalanches de pó e gelo no pólo norte de Marte, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

Um boletim do JPL indicou que esta é a primeira vez que o Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HiRiSE) na sonda capta este tipo de atividade no planeta.

"É fabuloso ver algo tão dinâmico em Marte. Muito do que há ali não mudou em milhões de anos", assinalou Ingrid Dauber, cientista da Universidade do Arizona, encarregada de comandar as câmeras do orbitador.

Dauber acrescentou que o descobrimento dessas avalanches foi uma surpresa e só advertiu que estavam acontecendo no dia 19 de fevereiro quando dirigia o enfoque das câmeras da sonda sobre possíveis mudanças de estação em Marte.

"Estávamos procurando mudanças na camada de dióxido de carbono sobre uma duna e o achado das avalanches foi totalmente fortuito", disse Candice Hansen, pesquisadora do JPL em Pasadena (Califórnia).

A imagem mostra detalhes do tamanho de pouco mais de um metro sobre uma faixa de terreno de seis quilômetros de largura e 40 quilômetros de comprimento.

Segundo o cientista da Universidade de Berna (Suíça) Patrick Russell por enquanto a origem das avalanches marcianas é desconhecida.

"Projetamos receber mais imagens do lugar durante a mudança de estações em Marte para ver se estas avalanches ocorrem todo o tempo ou só durante os primeiros períodos da primavera marciana", acrescentou.

Outra das imagens transmitidas hoje pelo Mars Reconnaissance Orbiter mostra a Terra e a Lua vistas da sonda. Na foto, pode-se distinguir claramente uma parte do oceano Pacífico.