Topo

Descoberta variante genética que pode aumentar risco de gota

Da Efe<br>Em Londres

10/03/2008 09h15

Uma equipe de cientistas de Edimburgo (Escócia) descobriu uma variante genética que pode aumentar o risco de gota nas pessoas que sofrem da doença, de acordo com um estudo publicado na revista "Nature Genetics".

A variação, que ocorre no gene SLC2A, parece dificultar a eliminação de ácido úrico do sangue, segundo os resultados do estudo realizado pela Unidade de Genética Humana do Conselho de Pesquisas Médicas, em Edimburgo.

Em um organismo saudável, o ácido úrico é eliminado do sangue principalmente através dos rins e expulso pela urina.

No entanto, em algumas pessoas os rins não cumprem satisfatoriamente essa função, o que faz com que boa parte do ácido úrico continue no sangue e forme cristais nas articulações.

Acredita-se que as dietas ricas em açúcar refinado, proteínas e álcool aumentem esse risco.

No entanto, há muitas pessoas que consomem uma dieta desse tipo e que não desenvolvem a doença.

A análise genética de doze mil pessoas realizada pelos pesquisadores descobriu a variante genética, que poderia ser a causa.

Segundo o professor Alan Wright, que dirigiu a equipe de cientistas, o gene em questão "tem um papel-chave na hora de determinar a eficácia do transporte do ácido úrico pelas membranas do rim".

"Alguns indivíduos podem correr um risco maior ou menos de sofrer de gota de acordo com o tipo de gene herdado", disse seu colega Harry Campbell, para o qual esta última descoberta pode ajudar a desenvolver melhores instrumentos para o diagnóstico.

De acordo com Andrew Bamji, presidente da Sociedade Britânica de Reumatologia, a pesquisa reforça um estudo recente que indica que muitas bebidas ricas em frutose poderiam desencadear a doença.

"Parece que o gene em questão também desempenha certo papel no controle dos níveis de açúcar de frutose no organismo", afirmou.