Cientistas croatas filmam e explicam vida sexual das bactérias

14/03/2008 12h44

Zagreb, 14 mar (EFE).- Um grupo de cientistas croatas lideradopelo acadêmico Miroslav Radman conseguiu pela primeira vez filmar eexplicar a copulação entre bactérias, a forma mais elementar de sexona natureza, informou hoje a imprensa local.

Segundo os cientistas, as bactérias masculinas possuem um órgãosexual até cinco vezes maior do que ela própria.

"Descobrimos um novo método através do qual mostramos atransmissão direta do DNA de uma bactéria masculina para umafeminina e a incorporação a seu cromossomo em células individuais",disse Radman ao jornal "Jutarnji list".

O cientista acrescentou que os resultados do estudo sobre a vidasexual das bactérias foram publicados na revista americana"Science".

Segundo informações, Radman inventou o método científico paraobservar o sexo entre bactérias através de microscópiosfluorescentes, há dez anos, mas as primeiras experiências sócomeçaram há quatro anos.

"Nossos conhecimentos têm grandes conseqüências para entendercomo as bactérias adquirem resistência para os antibióticos e comobactérias inócuas se transformam em patogênicas", declarou Radman.

Segundo sua colaboradora, a cientista Ana Babic, o sexo entrebactérias desempenha um papel-chave na evolução.

"Caso a evolução se baseasse somente nas mutações, as mudançasmais radicais aconteceriam muito lentamente. Através da vida sexualas bactérias adquirem genes ou grupos de genes que lhes proporcionamfunções completamente novas, às vezes patogênicas", declarou Babic.

A pesquisa apresentou também a existência de um "órgão sexual"das bactérias masculinas.

"F pilus, um polímero protéico até cinco vezes maior do que abactéria, é seu 'órgão sexual', já que através dele é transmitidauma das duas cadeias do DNA. Ele mesmo se copia dentro da célulafeminina, criando assim a dupla cadeia que pode se incorporar nabactéria", declarou Radman.