Topo

Russos fazem monumento à cadela Laika, primeiro ser vivo a ir ao espaço

11/04/2008 10h50

Moscou, 11 abr (EFE).- Um monumento em honra à cadela Laika, oprimeiro ser vivo a ir ao espaço, foi inaugurado hoje no centro deMoscou, anunciaram as autoridades da capital russa.

A figura de bronze, de dois metros de altura, representa um dossegmentos de um foguete espacial, que se transforma em uma mãohumana, sobre a qual está o corpo de Laika.

"O vôo de Laika permitiu mostrar a possibilidade de que um animalaltamente organizado pode sobreviver em condições de falta degravidade, e obter informação sobre o estado de seu organismodurante o vôo orbital", disse no ato o chefe da administraçãomédico-militar do Ministério da Defesa russo, Igor Ushakov.

O monumento foi colocado em uma alameda perto do Instituto deMedicina Militar, onde ocorreram há mais de meio século osexperimentos científicos com a participação da célebre cadela.

Laika, recolhida nas ruas de Moscou e treinada durante váriosanos para viajar ao espaço, se tornou a precursora dos vôostripulados por astronautas após viajar durante várias horas a bordodo Sputnik-2, em 3 de novembro de 1957.

"Ainda hoje não sei se eu sou o 'primeiro homem' ou o 'últimocachorro' a voar ao espaço", disse Yuri Gagarin, o primeirocosmonauta da história, pouco após dar a volta à Terra, em 12 deabril de 1961.