Topo

Forte tremor de terra de 7,8 graus sacode o sudoeste da China

12/05/2008 05h43

(atualiza com grau do tremor)Pequim, 12 mai (EFE).- Um terremoto de 7,8 graus na escala abertade Richter sacudiu o sudoeste da China às 14h (3h de Brasília GMT),tendo sido sentiu em Pequim e Xangai.

O serviço sismológico da China está colapsado, enquantoinstitutos colegas dos EUA com medidores na Ásia afirmam que aintensidade do terremoto alcança os 7,8 graus.

O epicentro do terremoto (31 graus latitude norte e 103 latitudeleste) foi localizado em Wenchuan, no noroeste da província deSichuan, zona onde fica a reserva natural de Wolong (PatrimônioMundial da Unesco) e regiões habitadas pela etnia tibetana.

Wenchuan, a 92 quilômetros ao noroeste da capital, é habitada porcerca de 111.800 pessoas, em sua maioria tibetanos, e o mês passadode março foi um dos lugares de protestos contra o Governo chinês.

Alguns habitantes da capital chinesa saíram de suas casasalarmados com o tremor, sentido nos prédios mais altos.

Trabalhadores de escritórios em Pequim retornaram a suas casaspor temor a novos tremores.

Em Xangai, a torre Jingmao, o arranha-céu mais alto da China, eoutros arranha-céus dessa cidade, foram evacuados, segundo aimprensa chinesa nessa cidade.

"Notamos um forte movimento, nunca vivemos algo assim em Chengdu.

A luz acabou", afirmou por telefone à Efe uma porta-voz doPrefeitura dessa cidade, com 10 milhões de habitantes.

Outras cidades da Ásia como Bangcoc, Hanói e Taipé notaram otremor, e a agência oficial "Xinhua" disse que seus repórteres emZhengzhou, Chengdu e Chongqing (centro do país) também notaram otremor.

A província de Sichuan é uma das mais densamente povoadas dopaís, com cerca de 100 milhões de habitantes.