Topo

Dieta rica em proteínas ajuda a manter peso após emagrecer

26/05/2008 14h10

Pamplona (Espanha), 26 mai (EFE) - Uma dieta rica em proteínas ajuda a manter o peso após emagrecer, concluiu uma pesquisa sobre nutrição realizada em oito países (Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Bulgária, Grécia, República Tcheca, Alemanha e Espanha).

Este é um dos resultados preliminares do Projeto Diógenes (Dieta, Obesidade e Genes), realizado entre famílias destas oito nações, informou a Universidade de Navarra, na Espanha, que participou do estudo.

A pesquisa afirma que "aumentar o consumo de proteínas na dieta evita recuperar o peso após emagrecer, enquanto o índice glicêmico dos alimentos, relacionado com os açúcares, não desempenha um papel relevante".

Durante seis meses os adultos que participaram da investigação foram acompanhados. Eles deveriam perder pelo menos 8% de seu peso antes que toda a família se submetesse ao processo.

No total, 763 indivíduos emagreceram uma média de 11,2 quilos por pessoa.

Após esta fase, 565 famílias (763 adultos e 787 crianças) seguiram uma das cinco dietas alocadas de forma aleatória: quatro combinavam diversas proporções nas refeições de proteínas e de carboidratos, e a quinta se baseava nos hábitos alimentares da família, mas com conselhos sobre alimentação saudável.

As pessoas que receberam uma dieta com alto índice de proteínas não recuperaram o peso perdido, enquanto os demais ganharam entre 2 e 2,5 quilos após emagrecer.

Os resultados definitivos do projeto serão divulgados em maio de 2009, quando serão apresentados no Congresso Europeu da Obesidade, que acontecerá em Amsterdã.