Topo

Astronautas realizam inspeção no Discovery e preparam acoplagem com ISS

01/06/2008 19h22

Washington, 1 jun (EFE).- Os astronautas do Discovery completaramhoje uma inspeção da coberta térmica do ônibus espacial e sepreparam para a acoplagem com a Estação Espacial Internacional (ISS)amanhã.

O Discovery, que leva um novo laboratório japonês e um suplentepara a tripulação da ISS, deverá chegar à instalação orbital às14h54 de segunda (em Brasília).

A inspeção só cobriu uma área da superfície da nave protegida compainéis térmicos já que, nesta oportunidade, o Discovery não leva umguindaste que permita uma revisão mais detalhada com raios laser.

A razão disto é que o módulo japonês Kibo é tão grande que oDiscovery, lançado ontem do Centro Espacial Kennedy (sul daFlórida), não teve espaço para levar o instrumento de pesquisa.

Para a inspeção de hoje os sete tripulantes usaram uma câmera quefica na ponta do braço robótico da nave, de cerca de 15 metros decomprimento.

"Isto nos deu uma boa idéia da situação em que nos encontramosantes do acoplamento com a ISS", declarou o piloto Ken Ham.

Antes que o ônibus espacial atraque na ISS, a nave realizará umavolta de 360 graus durante a qual os habitantes da estação orbitaltirarão fotos de alta resolução da cobertura térmica do Discoverypara detectar possíveis danos ocorridos durante o lançamento.

Esta manobra se tornou rotineira nas missões de ônibus espaciaisapós o desastre do Colúmbia em fevereiro de 2003, quando a naveexplodiu matando seus sete tripulantes por causa de uma rachadura emsua cobertura térmica.