Topo

Depressão pode desencadear diabetes, segundo estudo

Da Efe<br>Em Washington

17/06/2008 23h19

A depressão pode ser um fator desencadeante do diabetes tipo 2, segundo um estudo divulgado hoje pela revista "Journal of the American Medical Association" (Jama).

Na maioria dos casos esse tipo de diabetes, que é o mais comum, é causado pela obesidade e a vida sedentária, mas outro fator desencadeante pode ser a depressão, assinalaram pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

O diabetes é uma doença que se caracteriza por altos níveis de açúcar no sangue. No caso do diabetes tipo 2, o corpo desenvolve resistência à insulina ou não produz esse hormônio em um nível suficiente.

Em um estudo realizado com cerca de 5.000 pessoas de entre 45 e 84 anos, os cientistas descobriram que as que tinham sintomas de depressão enfrentavam um risco 42% superior em relação as que não tinham problemas de ânimo.

Também determinaram que quanto mais profunda for a depressão maiores eram os riscos de diabetes tipo 2.

Além disso, até depois de levar em conta outros fatores, incluindo a falta de atividade física e o consumo de tabaco, os cientistas descobriram que o perigo de desenvolver diabetes era 34% superior em pacientes com depressão.

O estudo confirmou as conclusões de outra pesquisa médica que no ano passado determinou que as idosos de 65 anos com sintomas de depressão tinham maiores possibilidades de desenvolver diabetes.
Mais
Saiba mais sobre diabetes
Dieta mediterrânea pode combater risco de diabetes