Topo

Tratamento testado em ratos pode aumentar longevidade em humanos

Da Efe<br>Em Madri

29/06/2008 14h00

Um tratamento elaborado por pesquisadores espanhóis em ratos com envelhecimento precoce ou progeria, que terá aplicação imediata em humanos, demonstrou um aumento da longevidade de 80%, o que foi considerado "um marco" científico, segundo especialistas.

A aplicação imediata do tratamento em humanos é possível pela experiência no uso dos medicamentos incluídos, e que têm poucos efeitos colaterais, explicou à Agência Efe o professor de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Oviedo, Carlos López-Otín.

O cientista é responsável pelo trabalho, publicado na edição digital da revista "Nature Medicine".

A progeria é uma síndrome "muito pouco freqüente, mas devastadora e terrível", segundo López-Otín, que adverte de que a expectativa de vida dos pacientes que sofrem de sua forma mais comum, a síndrome de Hutchinson-Gilford, é de menos de 20 anos.

As síndromes de envelhecimento precoce são doenças congênitas caracterizadas pela aparição prematura de sintomas normalmente associados a idades avançadas, como osteoporose, perda de gordura subcutânea e de cabelo e problemas cardiovasculares, entre outros.

Os resultados do tratamento descrito pelos cientistas confirmaram uma melhora do estado geral dos ratos, que recuperam peso e aumentam de forma significativa a longevidade média em todos os experimentos realizados.

Os pesquisadores das Universidades de Oviedo e de Marselha (França) descreveram uma estratégia farmacológica baseada em uma combinação de remédios já utilizados em clínica para o tratamento de processos oncológicos e doenças cardiovasculares.

O tratamento consistiu basicamente na administração periódica de uma estatina (remédios utilizados para controlar os níveis de colesterol) e aminobifosfonatos (medicamentos para o tratamento da osteoporose e de alguns processos tumorais).

O experimento pode ser aplicado em humanos, porque existe "uma ampla experiência na utilização destes dois tipos de remédios, que apresentam ainda poucos efeitos colaterais", disse López-Otín.

É iminente o início de um teste clínico baseado nestas experiências que será dirigido pelo médico Nicolás Levy, na França, com a participação de pacientes europeus afetados por estas raras e devastadoras doenças, para as quais, até agora, não havia tratamento.

Além de melhorar a vida dos pacientes, o tratamento descrito é interessante do ponto de vista biológico, porque pode proporcionar dados sobre os mecanismos responsáveis pelo envelhecimento normal e das ligações com outros processos, como o câncer.