Topo

Chuvas devem aumentar na Nicarágua devido a efeitos da tempestade "Dolly"

21/07/2008 14h45

Manágua, 21 jul (EFE).- O Instituto Nicaragüense de EstudosTerritoriais (Ineter) previu hoje mais chuvas acompanhadas detempestades elétricas de ligeiras a ocasionalmente moderadas emgrande parte do país para as próximas 24 horas, devido aos efeitosda tempestade tropical "Dolly".

A Direção Geral de Meteorologia do Ineter disse em comunicadoque, apesar de "Dolly" não representar perigo de impacto direto naNicarágua, mas poderia gerar tempestades com raios de ligeiras amoderadas, principalmente nas regiões norte, central, pacífica e naAutônoma do Atlântico Norte da Nicarágua.

O Ineter recomendou que a Defesa Civil e o Sistema Nacional paraa Prevenção, Redução e Atendimento de Desastres (Sinapred, emespanhol) tome as medidas necessárias devido às precipitações quepoderiam acontecer nessas regiões do país nas próximas 24 horas.

Além disso, recomendou que a Marinha tome medidas pertinentes"perante as condições atmosféricas não recomendáveis para asoperações de pesca artesanal", principalmente na costa pacífica e nonorte do litoral caribenho.

O Ineter informou que manterá o alerta sobre a tempestadetropical "Dolly", enquanto a Defesa Civil reafirmou que 188 pessoasde várias regiões do país estão desabrigadas por causa dasinundações causadas pelas chuvas dos últimos dias.