Topo

Chuvas intensas e inundações deixam cerca de 50 mil desabrigados no Nepal

20/08/2008 10h54

Katmandu, 20 ago (EFE).- As intensas chuvas e inundações quecausaram o transbordamento de um rio no sudeste do Nepal obrigaramcerca de 50 mil pessoas a abandonarem suas casas, informou hoje umafonte oficial.

As forças de segurança seguiram para o distrito de Sunsari, cercade 400 quilômetros a sudeste de Katmandu, onde resgataram aldeõesque estavam em telhados e em copas de árvores.

"O Governo está oferecendo ajuda para 25 mil pessoas que serefugiaram em escolas e em edifícios do Governo situados nas regiõessecas, enquanto o resto seguiu para casas de familiares que moram emoutras regiões", explicou um funcionário do Ministério do Interior,Somam Ghimire.

O Exército e a Polícia usaram helicópteros, embarcações einclusive elefantes para resgatarem os desabrigados pelasinundações.

Até o momento o Governo não confirmou a morte de nenhuma pessoa.

Ghimire afirmou que as inundações são grandes, já que em algunscasos chegaram a submergir totalmente as casas.

Os diques do rio Saptakoshi, que passa pela região, se romperampor causa da falta de manutenção e da sua antiguidade, informamfontes oficiais.

Durante estes meses acontece no Nepal a estação de chuvas.

Apesar de o Governo assegurar que as inundações estão diminuindo,não se sabe quando os aldeões poderão voltar para suas casas.

O novo primeiro-ministro do país, o maoísta Pushpa Kamal Dahal,visitou a região junto com outros líderes políticos para comprovar asituação no terreno.