Topo

"Gustav" continua ganhando força antes de chegar a Cuba, diz centro americano

30/08/2008 09h54

Miami, 30 ago (EFE).- O furacão "Gustav", que já possui categoriatrês na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco),continua ganhando força e pode chegar à categoria quatro antes dechegar a Cuba hoje à noite, informou o Centro Nacional de Furacões(NHC, em inglês) dos Estados Unidos em seu boletim das 9h deBrasília.

O NHC advertiu que "Gustav" tem o potencial de ganhar maisintensidade após atravessar Cuba e se dirigir para o Golfo doMéxico, em direção à Louisiana.

Diante da ameaça de "Gustav", a cidade de Nova Orleans ativouseus planos de evacuação e os estados da Louisiana, Texas, Alabama eMississipi se encontram em estado de emergência.

Os ventos de "Gustav" ultrapassam os 195 km/h, após castigardurante toda a madrugada do sábado as ilhas Cayman, em direção àparte oeste de Cuba.

Cuba também enfrenta outra ameaça, a tempestade tropical "Hanna",que segue uma trajetória em direção às Bahamas e que chegaria a Cubana quinta-feira.

"Hanna" tem também o potencial de se transformar em furacão, mas,após atingir o arquipélago das Bahamas, voltaria a perder forçaantes de chegar as províncias do leste de Cuba.

Durante a madrugada do sábado, "Gustav" foi aumentando suaintensidade até passar para a categoria dois e três.

"Gustav" se transformou na terça-feira passada no terceirofuracão da temporada no Atlântico e causou pelo menos 67 mortes noHaiti e na República Dominicana, antes de tornar-se tempestade.

Além da advertência de furacão para o oeste de Cuba, há o avisode tempestade tropical (passagem do sistema em 36 horas) para aparte baixa de Florida Keys.

O olho de "Gustav" estava às 9h de Brasília de hoje perto dalatitude 20,8 graus norte e da longitude 81,6 graus oeste, 135quilômetros ao sudeste de Isla de la Juventud e a 360 quilômetros daparte mais ocidental de Cuba.

"Gustav" se desloca para o noroeste a 19 km/h e entrará nas águasdo Golfo do México no domingo de manhã.

Além disso, o centro da tempestade tropical "Hanna" se encontraperto da latitude 21,9 graus norte e da longitude 66,3 graus oeste,390 quilômetros ao norte nordeste de San Juan de Porto Rico e 500quilômetros ao leste de Turks e Caicos.