Topo

Descoberto na África novo vírus que provoca febre hemorrágica letal

Da Efe<br>Em Johanesburgo

30/10/2008 17h07

Um novo vírus, que provoca uma febre hemorrágica letal, foi descoberto pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NICD) de Johanesburgo, após quatro pessoas terem morrido em decorrência de contágio com o patógeno nas últimas semanas, informou a agência sul-africana "Sapa".

"Não há dúvida de que estamos lidando com um novo vírus", disse Janusz Paweska, diretor do Departamento de Patologias Especiais do NICD, que informou que, em colaboração com o Centro para o Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, o patógeno tinha sido identificado como do tipo arenavírus.

O novo arenavírus, que ainda não tem nome, é diferente de outros descobertos na América do Sul e na África e tem "identidade própria", disse Paweska.

Este novo vírus se soma aos cerca de 100 que afetam os homens e que foram descobertos nas últimas três décadas, dos quais em torno de 75, entre eles o HIV, que provoca a Aids, procedem de animais.

O primeiro caso detectado deste novo arenavírus foi o de uma mulher, Cecilia van Deventer, que morreu na África do Sul, para onde foi levada a partir da Zâmbia para receber tratamento.

Uma enfermeira que viajou em um pequeno avião com Cecilia no trajeto de Lusaka a Johanesburgo, uma freira que a atendeu no hospital sul-africano onde foi internada e uma faxineira do centro médico morreram posteriormente em decorrência do mesmo arenavírus.