Topo

Incêndio em área nobre da Califórnia deixa pelo menos 10 feridos

14/11/2008 16h49

Los Angeles (EUA.), 14 nov (EFE) - Mais de dez pessoas ficaram feridas e 100 casas foram arrasadas em um incêndio no estado da Califórnia que afeta uma área residencial nobre onde moram famosos como Michael Douglas e Oprah Winfrey, comunicaram hoje os bombeiros do condado.

As chamas, originadas na quinta-feira à tarde nas colinas próximas a Montecito, no condado de Santa Bárbara, ao sul do estado, continuaram se espalhando sem controle durante a noite alimentadas por rajadas de vento próximas aos 100 km/h e destruíram mais de mil hectares de terreno.

Três pessoas precisaram receber ajuda médica por queimaduras e outras dez foram atendidas por inalação de fumaça.

O avanço do incêndio obrigou à evacuação de quase 5.500 pessoas, que tiveram que abandonar suas residências em plena noite enquanto 500 membros das equipes de combate às chamas tentavam conter o fogo.

O número de bombeiros foi aumentando ao longo das horas à medida em que se somavam dispositivos de condados próximos, que, além disso, contam com apoio de aeronaves.

Segundo o Departamento Florestal e de Prevenção de Incêndios da Califórnia, 1.500 imóveis estavam ameaçados em uma área com muita vegetação, de carvalhos e eucaliptos, onde celebridades como Michael Douglas, Rob Lowe e Oprah Winfrey moram.

As autoridades instalaram um centro para evacuados no instituto San Marcos, enquanto os alunos da Universidade de Westmont foram convocados a se abrigar no ginásio do campus, onde as chamas afetaram dezenas de edifícios.

As causas do incêndio, que começou às 18h30 (00h30 desta sexta em Brasília) no prédio Tea House, ainda estão sendo investigadas.

Os bombeiros advertiram de que as altas temperaturas previstas para o dia de hoje poderiam complicar as tarefas de extinção, apesar de a intensidade do vento ter diminuído.