Topo

Táxi solar chega a Poznan após percorrer 38 países

Da Efe<br>Em Varsóvia

04/12/2008 12h14

O Solartaxi, o primeiro veículo solar que viajou ao redor do mundo, chegou hoje até Poznan, na Polônia, onde acontece a conferência das Nações Unidas (ONU) sobre a Mudança Climática, após percorrer 52 mil quilômetros e 38 países como forma de luta contra o aquecimento global.

Seu criador, o professor suíço Louis Palmer, começou sua odisséia em Lucerna, em seu país, em julho de 2007, e desde então conduziu durante mais de um ano este carro movido unicamente por energia solar.

AP Photo/Alik Keplicz
O táxi, que não utiliza nem uma gota de combustível, já rodou 52 mil km e 38 países
Neste peculiar táxi, que não usa nem uma gota de combustível, viajaram importantes personalidades, entre elas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Como explicou o próprio Palmer em numerosas ocasiões, o Solartaxi pretende conscientizar as pessoas e os Governos do problema da mudança climática e as distintas opções que há para combatê-lo, "que estão nas mãos de todos nós, cada um pondo seu grão de areia".

A iniciativa "deveria reavivar a esperança e o entusiasmo pela vida, ser um exemplo para resistir à resignação e promover a reflexão" sobre o futuro de nosso planeta, ressalta o inventor.