Topo

Morte de macacos com sintomas de febre amarela causa alarme na Argentina

Da Efe<br>Em Buenos Aires

17/12/2008 12h07

As autoridades de Misiones, província do nordeste argentino na fronteira com o Brasil e o Paraguai, intensificaram as medidas contra a febre amarela, após a descoberta de mais de 20 macacos mortos com sintomas dessa doença.

Segundo informa hoje a imprensa local, a preocupação aumentou nos últimos dias, porque alguns dos animais mortos foram encontrados nas cercanias de Posadas, capital de Misiones, a cerca de 1.000 quilômetros de Buenos Aires e vizinha à paraguaia da Encarnación.

Diante desta situação, as autoridades sanitárias iniciaram um "bloqueio epidemiológico" na zona onde apareceram os macacos mortos, que compreende tanto a vacinação da população quanto a detecção de casos suspeitos.

Além disso, foram intensificadas as fumigações e outras medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, cuja picada transmite a febre amarela e também a dengue.

"São tomadas medidas semelhantes às tomadas a partir de janeiro deste ano", quando a doença se propagou pelo Brasil, Paraguai e nordeste argentino, disse o subsecretário de Saúde de Misiones, Carlos Báez, ao jornal "El Território".

A febre amarela é uma doença viral aguda e infecciosa que é conhecida por esse nome devido aos sinais de icterícia que afetam alguns pacientes.