Topo

Cientistas descobrem nova forma de induzir produção de células-tronco

Da Efe<br>Em Madri

08/01/2009 18h09

Uma equipe de cientistas do Imperial College de Londres desenvolveram um novo método para fazer com que a medula óssea libere um número maior de células-tronco reparadoras de tecido na corrente sanguínea.

Os pesquisadores explicaram em artigo publicado nesta quinta-feira pela revista americana "Cell Stem Cell" como esta descoberta poderia contribuir, no futuro, nos processos de recuperação de ataques cardíacos e fraturas em ossos.

A medula óssea libera diferentes tipos de células-tronco quando uma pessoa sofre com alguma doença ou ferimento. E os cientistas ingleses conseguiram, pela primeira vez, induzir com substâncias químicas o aumento destes tipos de célula.

Uma das células produzidas no labratório tem o poder de se transformar em ossos ou cartilagens, e suprimir a ação do sistema imunológico. Já a outra variedade consegue formar vasos sanguíneos e pode reparar danos no coração.

Os cientistas conseguiram aumentar a produção destas células-tronco adultas "enganando", com um coquetel de remédios, um grupo de ratos de laboratório.

Os animais que receberam os as substâncias liberaram cem vezes mais células-tronco na corrente sanguínea.

A partir de agora, os cientistas devem verificar se uma maior concentração de células reparadoras no sangue se traduz em um aumento de velocidade e capacidade de reparação dos tecidos.

Caso os resultados sejam alcançados, seria possível desenvolver tratamentos para problemas cardíacos e fraturas ósseas, além de combate a doenças nas quais o corpo é atacado por seu próprio sistema imunológico, com a artrite reumatóide.
Mais
Cientistas derivam células-tronco de ratos para pesquisar doenças
Cientistas obtêm células-tronco embrionárias de rato
Cientista americana defende uso de células embrionárias para pesquisas de fertilidade
HowStuffWorks: Entenda o que são células-tronco