Topo

Greenpeace bloqueia Conselho da UE com ministros de Finanças

10/03/2009 09h54

(Acrescenta fim do protesto)Bruxelas, 10 mar (EFE).- Cerca de 300 ativistas do Greenpeace bloquearam a entrada ao Conselho de Ministros da União Europeia (UE) com os 27 ministros de Finanças dentro do local, e enquanto se espera a chegada do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Vestidos de amarelo, representantes da organização se acorrentaram à porta do edifício onde os ministros estão reunidos, bloqueando totalmente a passagem.

O protesto é motivado, segundo a organização ambientalista, pela falta de compromisso "claro" sobre o financiamento que a UE está disposta a destinar às medidas de adaptação à mudança climática em países em desenvolvimento.

Os manifestantes - 340 ativistas do Greenpeace - acabaram depois sendo retirados pela Polícia.

Os agentes tiveram que arrastar muitos deles, que se negavam a sair da entrada, e a maioria foi detida, confirmou à Agência Efe a porta-voz espanhola da campanha de mudança climática do Greenpeace, Aida Vila.

A Polícia havia informado, antes de retirar os manifestantes que era possível ter acesso ao edifício por uma entrada secundária.