Topo

Missão arqueológica faz novas descobertas sobre tumba de Cleópatra

Da Efe<br>No Cairo

15/04/2009 11h30

Uma missão arqueológica egípcia e dominicana afirmou ter descoberto novas provas que confirmam a presença da tumba de Cleópatra e Marco Antonio nas proximidades de Alexandria, segundo um comunicado divulgado hoje.

O diretor da parte egípcia da expedição, Zahi Hawas, anunciou em uma nota do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA) a descoberta de um cemitério junto ao templo de Abusiris, no norte do Egito, no qual 27 tumbas com 10 múmias foram desenterradas.

Nasa
Máscara do general romano Marco Antonio, encontrada com outros objetos em área que seria o local de sua tumba e de Cleópatra, segundo autoridades egípcias
IMAGENS DO MÊS
Hawas, que também é secretário-geral do CSA, ressaltou que este cemitério foi utilizado por nobres e funcionários que escolheram repousar eternamente nesse lugar devido à proximidade de uma tumba real dentro do templo, o que reforçaria a ideia da presença de Cleópatra.

Segundo a nota, os estudos realizados pela diretora dominicana da missão, a advogada Kathleen Martínez, demonstram que os restos dos dois amantes se encontram no complexo arqueológico de Abusiris, situado a cerca de 50 quilômetros ao oeste de Alexandria.

A nota lembra que já foram recuperadas nesta área uma cabeça de alabastro que representa Cleópatra e 22 moedas de bronze com a imagem da rainha, além de uma estátua real decapitada e uma máscara do general romano Marco Antonio.

Além disso, o comunicado explica que um radar ajudou a localizar três locais nos quais podem estar a tumba real da mítica rainha egípcia, e que os trabalhos de escavação nas áreas rastreadas começarão nesta semana.