Topo

Unicef pede medidas urgentes contra contágio de aids de mãe a filho

Da Efe<br>Em Nairóbi

25/05/2009 17h05

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu hoje que nove países da África oriental e meridional reforcem suas medidas para prevenir o contágio de mães para filhos do vírus da Aids.

Em entrevista coletiva, em Nairóbi, o conselheiro regional do Unicef, David Alnwick, disse que África do Sul, Quênia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia, Etiópia, Malawi, Uganda e Suazilândia devem desenvolver seus programas e serviços de prevenção do contágio para 80% das mulheres grávidas, mães e crianças.

Estes países, segundo o organismo da ONU, devem dobrar o número de crianças tratadas contra o HIV se quiserem reduzir até 2010 o número de contagiados pela metade, desafio ao qual se comprometeram no ano passado.

"A epidemia de Aids continua tendo um devastador impacto na saúde das crianças e das mães da região, contribui para o aumento da taxa de mortalidade entre este setor da população e cria mais órfãos", disse Alnwick.

O responsável do Unicef ressaltou que "é crítico, neste contexto de cortes orçamentários e crise econômica, que não deixemos de lado o que se precisa fazer para conseguir uma geração livre de Aids".

Segundo uma análise preliminar do Unicef, os países com mais possibilidades de alcançar a meta proposta são África do Sul e Tanzânia, nos quais há um contínuo aumento da cobertura aos infectados pelo HIV desde 2007.

Com a exceção da Etiópia, adverte o Unicef, os outros países poderiam alcançar as metas com um aumento substancial de seu esforço.

Após reconhecer os problemas desses países, como a escassez de recursos, pessoal especializado, planejamento estatal e informação preventiva, o Unicef aposta em incidir na participação das comunidades nos programas de prevenção.

Assim, pretende-se eliminar o estigma de ser portador do HIV, dar prioridade ao trabalho nas áreas com maior incidência, fortalecer os sistemas sanitários e melhorar a capacidade dos laboratórios.