Topo

OMS reconhece que está preparando mundo para declarar pandemia

Da Efe<br>Em Genebra

09/06/2009 13h51

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu hoje que a declaração de uma pandemia de gripe suína é iminente e que, se não fez isso ainda, é porque está preparando o mundo para que se entenda corretamente esse passo.

"Sabemos que o vírus continua se estendendo pelo mundo, e que a atividade do mesmo está aumentando em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandêmica, mas a OMS está trabalhando duro para preparar os países, as pessoas", disse o diretor-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, em entrevista coletiva.

"Queremos que se entenda muito bem a mensagem que, se declararmos a fase seis de pandemia (da atual fase 5), isso significa que o vírus está se espalhando e que há contágios estabelecidos em países de diversas regiões", disse Fukuda.

Mas esclareceu que "isso não significa que o vírus tenha se tornado mais grave, que a doença seja mais severa ou que tenha aumentado a taxa de mortalidade".

Com esta política, disse, busca-se "evitar efeitos adversos", entre eles restrições de viagens, fechamentos de fronteiras ou bloqueios ao comércio, entre outros.

"Mas estamos realmente muito perto de declarar uma pandemia. Agora, estamos ainda mais próximo do que há uma semana", disse o "número dois" da OMS.

Fukuda confirmou que a organização decidiu não levar em conta o critério de gravidade da doença para passar à fase seis e "manter os anteriores critérios" de expansão do vírus.

"Decidimos continuar com nossos critérios e, se declararmos a fase seis, dar conselhos diferentes aos países de acordo com as distintas situações em que se encontrarem".

Fukuda afirmou que, nos últimos dias, aumentou a preocupação com a rápida expansão da gripe suína na Austrália, e o fato de que tenham sido detectados contágios estáveis no estado de Victoria.

Segundo os mais recentes dados oferecidos hoje, 26,563 mil casos foram comunicados à OMS por 73 países, com 140 mortes.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.