Topo

Descoberta pode ajudar no tratamento das dores causadas pelo câncer

Da Efe<br>Em Madri

25/06/2009 16h53

Pesquisadores da Universidade de Heidelberg, no sul da Alemanha, descobriram a possível origem de fortes dores provocadas pelo câncer.

Os tumores liberam duas moléculas que deixam as células nervosas especialmente sensíveis e potencializam o crescimento do tumor, segundo um artigo publicado no site "Nature Medicine".

Os resultados da pesquisa, dirigida pela doutora Rohini Kuner, do Instituto Farmacológico da Universidade de Heidelberg, dão início a um novo enfoque no desenvolvimento de remédios para os pacientes de câncer.

A dor muito forte causada pelo câncer, cujas causas ainda são desconhecidas, é difícil de ser atenuada com remédios tradicionais como os opiáceos, que requerem altas doses, o que cria tolerância e efeitos colaterais.

Os cientistas examinaram tecidos de ratos e determinaram as substâncias dos tumores: duas moléculas que, até agora, eram conhecidas como fatores de crescimento para as células-tronco que formam o sangue.

O contato com essas moléculas faz com que as células nervosas próximas ao tecido canceroso sejam "consideravelmente mais sensíveis à pressão", o que coincide com as descrições dos doentes que diziam que um simples toque na região afetada doía muito.

Além disso, o crescimento do tumor também provoca dor, pois o tecido se expande e produz pressão.

Os pesquisadores injetaram anticorpos nos tecidos dos ratos para bloquear as áreas de contato entre essas moléculas e as células nervosas, o que reduziu tanto o crescimento do tumor, quanto a sensibilidade das células.

Agora será necessário fazer novas pesquisas para ver se o uso também é possível em tecidos humanos e, caso o resultado seja positivo "seria concebível injetar essas 'proteínas bloqueadoras' diretamente no tumor e reduzir a dor e os efeitos colaterais".
Mais
Dilma anuncia fim do tratamento de quimioterapia
Farrah Fawcett, símbolo sexual dos anos 1970, morre aos 62 anos
Aparelho faz biopsia de tumor no pulmão sem abertura de tórax
Cientistas identificam substância que pode inibir metástase
Pesquisador estuda a relação entre a inteligência e o câncer