Topo

Alemanha confirma 1ª morte pela gripe

Da Efe<br>Em Berlim

08/10/2009 19h57

As autoridades de saúde alemãs confirmaram hoje a primeira morte por causa da nova gripe na Alemanha, uma mulher que morreu em 25 de setembro que, segundo os resultados dos exames, estava com o vírus A (H1N1).

A paciente, de 36 anos, morreu na clínica universitária de Essen (oeste do país) devido a uma grave doença pulmonar e falência de vários órgãos.

Segundo a equipe médica, o vírus A (H1N1) "abriu as portas" para uma infecção múltipla que levou a paciente à morte.

A mulher era considerada uma paciente de alto risco, já que era fumante e obesa.

Ela foi internada primeiro em um centro médico com o que, aparentemente, era uma gripe mal curada, e teve que ser submetida a respiração artificial devido a seu deteriorado estado físico, por isso foi transferida para a clínica universitária, onde morreu dez dias depois.

Até agora, os mais de 12,5 mil casos de infecção detectados na Alemanha tinham evoluído favoravelmente e, na maioria, os pacientes receberam alta os poucos dias após o início do tratamento.

O Governo alemão deu sinal verde em agosto à vacinação gratuita contra a nova gripe, em uma campanha destinada a proteger até 65 milhões de pessoas neste país.

Para a primeira fase de vacinação, foram solicitadas 50 milhões de doses, o que serve para imunizar 25 milhões de pessoas, já são necessárias duas injeções. EFE