Topo

Arqueólogos britânicos encontram outro Stonehenge

Da Efe<br>Em Londres

08/10/2009 06h38

Um grupo de arqueólogos britânicos descobriu os restos de um segundo Stonehenge a poucos quilômetros do monumento megalítico original, no condado de Wiltshire, ao sudoeste da Inglaterra.

A revelação de uma equipe de especialistas de várias universidades do Reino Unido confirma que a famosa construção da Idade de Bronze (2.500 a.C.) fazia parte de um complexo maior, possivelmente, utilizado para acolher rituais.

Estudos preliminares indicam que a descoberta pode ser, inclusive, mais antiga que a primeira e foi batizada de Blue Stonehenge, pela cor da pedra com contém quartzo na composição originária das montanhas do País de Gales (cerca de 240 quilômetros), explicou à Agência Efe um dos diretores das escavações, Julian Thomas.

"A construção seria similar ao Stonehenge, embora menor. A obra tem relação com outros restos arqueológicos descobertos nos últimos anos, como a vila neolítica de Durrington Walls em 2005", assinalou o professor da Universidade de Manchester.

Acredita-se que o Blue Stonehenge, do qual restam nove buracos e algumas fundações (além de objetos arqueológicos como pontas de lança), está situado no extremo de uma grande avenida erguida no período neolítico e que teria levado à construção do Stonehenge, ao longo do leito do rio Avon.

O Blue Stonehenge é um conjunto circular formado por cerca de 25 pedras com diâmetro de dez metros, cercada por um fosso, com um desenho parecido ao do monumento principal, cujo diâmetro é de 30 metros e é composto por quatro circunferências concêntricas.

Para tentar precisar a data da construção do Blue Stonehenge, os arqueólogos enviaram para análise ossos de animais encontrados no local que supõem ter servido de ferramentas para construir o movimento.

Segundo os arqueólogos, o fosso ao redor do Stonehenge azul data de 2.400 a.C., mas os especialistas estimam que as pontas de lança e o círculo de pedras podem ser mais antigas, de 3.000 anos a.C., apontou Thomas.

Os arqueólogos envolvidos no projeto (Stonehenge Riverside Project) das universidades inglesas de Manchester, Bristol e Sheffield estão convencidos que as pedras foram transferidas ao próprio Stonehenge, situado a 2,8 quilômetros de distância, 2.500 a.C., quando foi construído.

Segundo Thomas, o achado do Blue Stonehenge confirmaria a teoria que o rio Avon teve um papel fundamental na época ao unir o domínio dos vivos (no povoado de Durrington Walls) com o dos mortos, representado por Stonehenge e o novo monumento descoberto.