Topo

Astronautas do Endeavour terminam inspeção e preparam volta à ISS

09/02/2010 16h46

Washington, 9 fev (EFE).- Os seis astronautas do ônibus espacial americano Endeavour terminaram hoje uma inspeção da coberta térmica da nave e foram dormir cedo, antes do acoplamento do ônibus com a Estação Espacial Internacional (ISS).

Segundo a agência espacial americana (Nasa), os tripulantes iniciaram seu período de descanso às 14h15 GMT (12h15 pelo horário de Brasília), e serão acordados pelo controle da missão às 22h14 GMT (22h14 de Brasília), quando o "Endeavour" completará sua 30ª volta em torno da Terra desde sua decolagem, no último domingo, no Centro Espacial Kennedy, localizado no sul do estado da Flórida.

Antes do descanso, o comandante George Zamka, o piloto Terry Virts e os especialistas de missão Kay Hire, Stephen Robinson, Nicholas Patrick e Robert Behnken fizeram a inspeção dos painéis térmicos que, como escamas, cobrem a parte inferior, as bordas e o "nariz" do Endeavour.

Zamka, Hire e Patrick usaram o braço robótico da nave e sua extensão de "sensor orbital" como um guindaste com câmeras em seu extremo para verificar a parte da frente da nave.