Topo

Sobe para 157 o número de mortos em deslizamentos no Afeganistão

10/02/2010 08h33

Cabul, 10 fev (EFE).- Pelo menos 157 pessoas morreram depois que uma série de avalanches soterrou veículos que na segunda-feira passavam próximo a uma montanha no norte do Afeganistão, informou hoje o Governo do país.

Até agora, as equipes de resgate recolheram 157 corpos sob a massa de neve que soterrou a passagem de Salang, a principal via que liga Cabul às províncias do norte, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Zemarai Bashari, citado pela agência "AIP".

Desde o início das operações de salvamento, mais de 2.500 pessoas foram resgatadas com vida, destacou Bashari, que não soube dizer o número exato de pessoas que ainda podem estar presas sob a neve.

O Ministério da Saúde Pública informou que 120 pessoas deram entrada nos hospitais, mas o total de feridos pode ser bem maior.

As autoridades preveem que a estrada que leva à passagem de Salang seja reaberta ao tráfego na noite de hoje.

Inicialmente, Bashari disse que 400 soldados e membros das equipes de resgate trabalhavam nas buscas por sobreviventes, segundo a agência "AIP".

Ontem, o presidente afegão, Hamid Karzai, manifestou suas condolências às famílias das vítimas e mandou acelerarem os trabalhos de resgate.