Topo

Washington amanhece ensolarada, mas coberta neve eve

11/02/2010 14h34

Washington, 11 fev (EFE).- A região de Washington amanheceu hoje ensolarada, mas coberta por mais de um metro de neve e luta para recompor os serviços básicos que permitam retomar as atividades após a grande nevada dos últimos dias.

Pelo quarto dia consecutivo, permanece fechado o Governo Federal, assim como as escolas e a maior parte dos negócios, e os meteorologistas preveem uma terceira tempestade de neve no nordeste dos Estados Unidos entre domingo e segunda-feira.

O aeroporto Reagan National, ao sul da capital, continua fechado para as operações nesta manhã. As equipes de limpeza continuam trabalhando para abrir as pistas, informou a autoridade de aeroportos da área metropolitana de Washington.

Por sua vez, a mesma agência informou que o Aeroporto Internacional Dulles, a 40 quilômetros ao oeste de Washington, que ontem fechou suas portas, abriu hoje, mas recomendou aos passageiros que verifiquem os horários de voos com as companhias aéreas antes de irem para o aeroporto.

A mesma recomendação foi divulgada para os passageiros com voos a partir do Aeroporto Internacional de Baltimore, a 60 quilômetros ao nordeste de Washington.

A autoridade de aeroportos informou que a tempestade forçou o cancelamento de mais de 1 mil voos nas terminais que servem à capital dos EUA.

Segundo relatórios meteorológicos, o Distrito de Columbia, onde fica a capital dos EUA, superou nesta semana o recorde de neve registrado em 1898.

Neste inverno no hemisfério norte, as autoridades registraram em Washington um total de 139,4 centímetros de neve. Em comparação, o recorde do inverno entre 1898 e 1899 foi de 138,2 centímetros, segundo dados oficiais.

Também as cidades de Filadélfia, Pensilvânia, Wilmington, Delaware e Baltimore, em Maryland, registraram os invernos mais rigorosos da história.

Conforme a Oficina de Gestão de Pessoal (OPM, na sigla em inglês), a tempestade causou um prejuízo diário de US$ 100 milhões.