Topo

"Endeavour" se separa da ISS e começa o retorno à Terra

19/02/2010 23h34

Washington, 19 fev (EFE).- A nave "Endeavour" se separou hoje da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar o retorno à Terra após uma missão ao orbitador para instalar um novo módulo e um mirante.

A manobra aconteceu às 22h54 de Brasília sob a direção do piloto e astronauta Terry Virts, que após a separação conduziu a nave em um voo de despedida em torno da estação.

A "Endeavour" começou a se afastar da ISS quando ambas as naves passavam sobre o oceano Atlântico se aproximando da costa ocidental e do território da Mauritânia, indicou o controle da missão da Nasa (agência espacial americana) no Centro Johnson de Voos Espaciais em Houston (Texas).

"Lamentamos deixá-los. Espero que desfrutem do módulo Tranquility", disse o comandante da missão, o astronauta George Zamka aos tripulantes da ISS.

Completada a separação e a uma distância prudente da Estação Alfa, a tripulação desprendeu o sensor da "Endeavour" para realizar uma última revisão do escudo térmico da nave.

A nave, que realizou a missão STS-130, se manterá em órbita terrestre até que comece as manobras de descida e seu retorno ao Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, EUA) no domingo às 22h16 hora local (0h16 da segunda-feira em, Brasília).

As operações conjuntas entre as tripulações da "Endeavour" e da ISS terminaram na sexta-feira quando foram fechadas as escotilhas que as comunicavam.

A próxima das últimas quatro missões das naves será realizada pela "Discovery" e seu início está previsto para o dia 5 de abril.