Topo

Santiago deve retomar voos para fora do Chile na sexta-feira

01/03/2010 12h08

Santiago do Chile, 1º mar (EFE).- O Ministério de Obras Públicas do Chile informou hoje que na sexta-feira espera restabelecer a decolagem de voos internacionais no aeroporto de Santiago do Chile, cujas operações foram suspensas após o terremoto de sábado no centro-sul do país.

A saída de voos nacionais deve ser normalizada nas próximas 24 horas, caso sejam solucionadas as imperfeições que o tremor provocou nas bombas de combustível usadas para abastecer os aviões, informou Pablo Ortega, titular da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC).

Para permitir o funcionamento parcial do aeroporto, as autoridades pretendem instalar nas próximas horas cinco pontes de embarque e tendas provisórias para o check-in dos passageiros.

Por ora, a chegada de voos vindos do exterior à capital chilena é limitada. Os aviões, por determinação da DGAC, primeiro aterrissam em Antofagasta e em Iquique, no norte do país, para que seja feito o controle migratório. Só depois as aeronaves são liberadas para seguir viagem até Santiago.