Topo

Novos tremores voltam a assustar sul e centro do Chile

08/03/2010 11h23

Santiago do Chile, 8 mar (EFE).- O centro e o sul do Chile, arrasados por um poderoso terremoto em 27 de fevereiro, foram atingidos por mais três tremores no início desta segunda-feira.

Às 6h27 (na hora local e em Brasília), um tremor de 4,9 graus na escala Richter foi registrado no centro do país, com epicentro localizado a 68 quilômetros da costa de Valparaíso, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Antes, às 5h07, a mesma região foi sacudida por um sismo de 5,1 graus, com epicentro também no mar, só que a 75 quilômetros de Valparaíso.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor teve intensidade de 4 graus na escala internacional de Mercalli, que vai de 1 a 12, no porto de Valparaíso, e de 2 graus em Santiago e Pichilemu.

Às 5h, um tremor de 4,9 graus de magnitude abalou a região de Maule, a 300 quilômetros de Santiago, com epicentro localizado a 127 quilômetros da costa de Talca.

De acordo com as autoridades, a situação nas regiões atingidas continua se normalizando de forma paulatina e a maioria dos serviços básicos foi retomada, enquanto a ajuda flui com regularidade para as vítimas do terremoto de 27 de fevereiro, que matou cerca de 800 pessoas.