Topo

Tornado ameaça zona sudeste dos EUA

28/03/2010 20h51

Washington, 28 mar (EFE).- O Centro de Prognóstico de Tempestades emitiu hoje um alerta de tornado na zona sudeste dos Estados Unidos que afeta os estados da Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul, região que já sofre com fortes chuvas.

O Centro está seguindo a trajetória das tempestades que se movimentam a partir vale do rio Savannah, na Geórgia, e que estão descarregando fortes precipitações e relâmpagos ocasionais durante a sua passagem.

Segundo o canal de televisão local "WSOC", estes meteoros estão gerando energia eólica suficiente para produzir tornados de curta duração que podem causar danos.

As chuvas se transformaram em granizo em algumas zonas, nas quais as pedras chegaram a acumular até cinco centímetros, e os fortes ventos alcançaram os 110 km/h.

O alerta é válido para algumas zonas do norte da Geórgia, do centro-oeste e nordeste da Carolina do Norte e do centro e norte do estado da Carolina do Sul até o fim da noite de hoje.

As autoridades recomendam à população que busque um refúgio sólido longe das janelas até a tempestade passe e se mantenha informada com as atualizações meteorológicas.